Embora não tenha praias, a cidade de São Paulo dispõe de um símbolo que atrai semelhante mar de gente: a rua 25 de Março, que recebeu esse nome, em 1865, em homenagem à data de outorga da primeira Constituição do Brasil, em 25 de março de 1824.
Hoje aliando variedade de produtos a preços bem convidativos, o local chega a receber, juntamente com as outras 17 ruas do entorno e suas 1.400 lojas, aproximadamente 400 mil pessoas por dia e mais de 1 milhão ao dia nas semanas que antecedem o Natal.
Artigos de armarinho, brinquedos, eletrônicos, bijuterias e acessórios, peças de decoração e enfeites típicos de datas comemorativas estão entre os itens mais procurados por quem visita a região, seja para presentear familiares e amigos, seja para comprar produtos para depois revendê-los.
Confira algumas dicas para você tirar melhor proveito quando for fazer suas compras no local:
1- Sempre que puder, vá de transporte público: além de economizar no estacionamento, você tem a opção de utilizar o metrô. Nesse caso, desça na estação São Bento e saia pela Ladeira Porto Geral.
2- Só a Rua 25 de Março tem 2.500 metros de extensão e cerca de 350 lojas. Então vá com uma roupa leve e de tênis, sapatilha ou um calçado bem confortável.
3- Se possível, leve uma mochila para colocar os itens menores que adquirir: além de mais prático para carregar, também é mais seguro.
4- Como é grande o fluxo de pessoas na região, não vacile com o celular à mostra. Convém também colocar sua bolsa ou mochila na frente do corpo e não andar com a carteira no bolso de trás da calça.
5- Nem todas as lojas aceitam cartões, então é bom também levar dinheiro em espécie mesmo, condição de pagamento que facilita também na hora de pechinchar um desconto.
6- A maioria das lojas abre de segunda a sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h30, ficando fechada aos domingos. Muitas não abrem durante feriados – então convém se certificar antes.
7- Aproveite para dar uma esticadinha até o Mercadão para saborear um delicioso lanche de mortadela, pastel de camarão ou bolinho de bacalhau e também garantir os melhores ingredientes para preparar em casa suas receitas preferidas.
Curiosidade: sabia que antes de receber o nome de 25 de Março a rua era chamada de Beco das Sete Voltas? Isso porque o Rio Tamanduateí dava 7 voltas até chegar ao Porto que ficava lá perto – inclusive é por essa razão que outra rua ali na região foi batizada de Ladeira Porto Geral. 😉